EMENTA
Resgate histórico da política educacional acerca da Educação Integral. Iniciativas das políticas públicas de Educação Integral no Brasil. Plano Nacional de Educação (PNE). Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb). Plano de Desenvolvimento da Educação (PDDE). Ordenamento jurídico e o direito à aprendizagem na educação em tempo integral.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Contextualização a partir das matrizes ideológicas
2. Educação integral na Antiguidade – Paideia grega
3. Século XVIII – Revolução Francesa – Perspectiva jacobina da formação do homem completo
4. Educação integral no Brasil – Iniciativas das políticas públicas
5. PNE, Fundeb e PDDE – Perspectivas e recursos para a educação em tempo integral
6. Avanços e retrocessos da educação em tempo integral
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Resolução SE 2, de 18 de janeiro de 2013. Dispõe sobre a reorganização curricular do Ensino Fundamental, na Escola de Tempo Integral (ETI), e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado, 19 de jan. 2013.
______. Conferência Nacional de Educação (Conae). Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias. Documento final. 2010.
______. Lei Federal n. 13.005/2014. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, 2014. Disponível em:
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
______. A Educação na Cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
SAVIANI, Dermeval. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação. Campinas: Autores Associados, 2009. v. 1, 110 p.
Aula 100% on-line, com vídeoaulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.
Bases Históricas e Legais da Educação em Tempo Integral | 120 HORAS |