EMENTA
Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Definição conceitual dos termos
2. Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos
3. Jogo e educação
4. O brincar e a criança de 0 a 12 anos
5. Os profissionais da Educação Básica e o jogo
6. O brinquedo
7. Classificação dos jogos e brincadeiras
8. O brincar na atualidade
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. 13. ed. Editora Cortez, 2010.
TEIXEIRA, Sirlândia. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedoteca. Rio de Janeiro, 2010.
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: brincadeiras e jogos populares. Vol. 2. Editora Loyola, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BASTOS, Denis Mendes. Jogos Transversais: educação, ética, cidadania. Editora Loyola, 2014.
Aula 100% on line, com vídeos aulas e material para leitura para a fixação do conteúdo programático, todo o curso será via plataforma EAD-AJES.
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras | 40 |