PROCESSO SELETIVO 2022 INSCREVA-SE

CURSOS LIVRES

CURSO CAPACITAÇÃO PARA GUARDAS MUNICIPAIS PATRIMONIAIS

Sobre este curso

Curso de Capacitação para Guardas Municipais Patrimoniais, preparado para atender o Municipio de São João da Baliza - Estado de Roraima

Vinculado ao Polo da FACULDADE AJES da cidade de BOA VISTA - RR

Curso In Company.

Conteúdo do curso

MÓDULO I - Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública (Modalidade EAD)

DISCIPLINAS:

⇒ Estado, Sociedade e Segurança Pública – 12hs

Ementa: Aborda a ciência política e a teoria geral do Estado. Origem e rumos do Estado. Estado em suas diversas formas. Estado Constitucional. Estado de Direito. Relação do Estado com a economia, grupos sociais e demais Estados, Abordagem histórica das instituições de segurança pública, A atividade policial e as funções de preservação do Estado Democrático de Direito, Segurança pública no contexto social atual (complexidade, diversidade e alteridade).

⇒ Sistema de Segurança Pública – 12 hs

Ementa: Sistemas de segurança pública nas sociedades democráticas, Atribuições das instituições de segurança pública; Abordagem sistêmica da segurança pública; Controle interno e externo das instituições de segurança pública; Conceitos de circunscrição, região e área de abrangência de outras instituições; Políticas públicas: formulação, implantação, avaliação e acompanhamento; Planos de segurança pública (instâncias: federal, distrital e estadual); Análise de cenários e perspectivas da segurança global e local; Relação entre o sistema de segurança pública e o sistema de justiça criminal.

⇒ Gestão Integrada e Comunitária – 24 hs

Ementa: Breve histórico da polícia comunitária; A polícia comunitária como filosofia de um trabalho integrado; A comunidade como “Locus Privilegiado”; As redes sociais com foco nas ações comunitárias; Os conselhos de segurança pública; Fundamentos e princípios da gestão integrada e comunitária; Mecanismos do Estado que favorecem a implantação da gestão integrada e comunitária no âmbito da segurança pública; Policiamento orientado por problema; Estratégias que favoreçam a participação e mobilização da comunidade; Experiências de gestão integrada e comunitária na área de segurança pública internacional e nacional; Doutrina comunitária institucional.

 

Módulo II – Conhecimentos Jurídicos (EAD)

DISCIPLINAS

⇒ Direitos Humanos – 18 hs

Ementa: Aborda os direitos humanos aplicados à criminologia. Modelos biológicos, psicológicos e sociológicos criminológicos. Seletividade penal e do processo criminal. O crime e a criminalização. Proteção dos direitos humanos. Sistemas nacionais e internacionais de proteção.

⇒ Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial – 54 hs

Ementa: Introdução ao estudo do direito: Noções sobre princípios e classificação do direito: direito público, privado e os vários ramos do direito; Direito, moral e cultura; Relação de hierarquia entre a Constituição Federal e seus princípios e a legislação infraconstitucional. Estado: conceito e organização: Funções governamentais: poderes executivo, legislativo e judiciário. Sistema de justiça criminal: Funções e atores da justiça criminal: polícias, ministério público, defensoria, magistratura e sistema prisional

 

Módulo III – Informação e Tecnologia em Segurança Pública (Presencial)

Disciplinas

⇒ Telecomunicações – 20 hs

Ementa: Conceito e definições de telecomunicações; Tecnologias empregadas na instituição como: sistema de atendimento e despacho, sistema de rastreamento de viaturas, sistemas para verificação de veículos e pessoas; Pronúncia das palavras do alfabeto fonético internacional, dos números, do código “Q”; Disciplina na “Rede Rádio”; conhecimentos básicos sobre aparelhos de rádio utilizados na instituição; prática de utilização de rádio; Boletim de ocorrência do centro de operações; Atendimento telefônico emergencial -190/193/197; Toques de campainha utilizados nos quartéis operacionais; Tipificação de ocorrência; Intranet; Visita ao centro de comunicação da instituição.

Tecnologia e Sistemas Informatizados – 20hs

Ementa: Breve histórico da tecnologia da informação; Conceitos básicos: Dados, informação e conhecimento; Sistema computacional: hardware, software e peopleware; Tecnologia da informação e comunicação versus sistemas de informações; Sistemas de Informações: Conceito; Tipologia. Redes de computadores, Internet e intranet. Conceituação e prática no(s): Sistema de Integração Nacional de Informações de Justiça e Segurança Pública Infoseg e outros com abrangência interestadual; Sistemas informatizados de estatística e análise criminal, voltados ao planejamento de ações de controle e combate à criminalidade; Sistemas informatizados voltados às atividades operacionais de segurança pública e de defesa social, implantados em âmbito estadual; Sistemas informatizados voltados à investigação criminal;  Sistemas integrados de perícias.

 

Módulo IV – Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública (Presencial)

Disciplinas:

⇒ Uso Diferenciado da Força – 20 hs

Ementa: Criar condições para que o profissional da área de segurança pública possa: Ampliar conhecimentos para: Compreender os fundamentos legais, procedimentais e éticos relacionados ao uso da força. Desenvolver e exercitar habilidades para: Aplicar adequadamente, de acordo com as situações propostas, o uso diferenciado da força. Fortalecer atitudes para: Priorizar a preservação da vida atuando de forma segura e de acordo com os princípios legais.

⇒ Defesa Pessoal Policial – 40 hs

Ementa: O corpo como instrumento de trabalho;  Fundamentos de mecânica corporal;  Posturas defensivas;  Quedas e rolamentos;  Esquivas; Técnicas de socos e chutes; Técnicas de projeção; Agarramento à roupa (pegadas) a um ou ambos os braços pela frente, por trás e pela lateral; Gravatas e enforcamentos: frontal, lateral e pelas costas; Estrangulamentos: pela frente e pelas costas;  Bofetada; Cutelada; Socos e pontapés: frontal, ascendente, descendente e lateral; Cotoveladas: ascendente e lateral; Joelhadas: frontal e lateral; Facada frontal e lateral: descendente, ascendente e laterais;  Defesa contra arma de fogo no momento do saque do oponente; Defesa contra arma de fogo apontada pela frente ou pelas costas ou ainda pela  lateral;  Paulada frontal descendente e estocada; Paulada lateral.  Defesas de ataques sequenciais: Agarramento seguido de socos ou cuteladas; Agarramento seguido de joelhadas; Gravata seguida de socos.  Processos de controles e técnicas de imobilizações policiais e condução de presos:   Técnicas de imobilizações policiais.

⇒ Técnica de Imobilizações Policiais e Utilização de Algemas – 16 hs

Ementa: Técnicas individuais de imobilizações policiais; Técnicas individuais de colocação de algemas; Técnica individual para levantamento e condução do suspeito/preso algemado ao solo; Técnicas em dupla de imobilizações policiais; Técnicas em dupla para colocação de algemas; Técnicas em dupla para levantamento e condução do suspeito/preso algemado ao solo; Técnicas em equipe de imobilizações policiais;  Técnicas em equipe para colocação de algemas; Técnicas em equipe para levantamento e condução do suspeito/preso algemado  ao solo.

Metodologia

∗120 horas EAD;
∗116 horas presenciais.

 

MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO I - Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública (Modalidade EAD)
Estado, Sociedade e Segurança Pública 12
Sistema de Segurança Pública 12
Gestão Integrada e Comunitária 24
Módulo II – Conhecimentos Jurídicos (EAD)
Direitos Humanos 18
Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial 54
Módulo III – Informação e Tecnologia em Segurança Pública (Presencial)
Telecomunicações 20
Tecnologia e Sistemas Informatizados 20
Módulo IV – Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública (Presencial)
Uso Diferenciado da Força 20
Técnica de Imobilizações Policiais e Utilização de Algemas 16
Defesa Pessoal Policial 40
Carga Horária Total: 236 HORAS