CURSOS LIVRES

A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Sobre este curso

A BNCC estabelece as competências gerais que devem ser promovidas por meio da educação e essas competências incluem aspectos cognitivos, culturais, éticos e inclui as socioemocionais e o professor(a) precisa também ter essas mesmas competências desenvolvidas e em plena atividade para poder trabalhar e estimulá-las em outras pessoas.

Nesse curso a abordagem e a aprendizagem centram-se nas práticas de autocuidado voltadas para a saúde e bem-estar emocional incluindo comportamentos e atitudes necessários para melhor se relacionar consigo mesmo e com os outros e em melhores condições de estabelecer objetivos e projetos de vida.

O objetivo é promover acesso aos professores desses conhecimentos como mecanismos e técnicas facilitadoras e salutares para lidar com toda essa mudança de rotina com segurança para tomar decisões e enfrentar situações adversas, bem como a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade tão necessárias nesses novos tempos.

 

Mediadora: Psicóloga e Professora Me. Maria Auxiliadora de Oliveira

consulte o llates http://lattes.cnpq.br/8499275711929926

Conteúdo do curso

EMENTA:

Impactos da saúde mental do professor(a) e possíveis sequelas; Burnout e técnicas de prevenção e Bem-estar emocional; Estresse e fatores estressores; Promovendo o autoconhecimento; Saúde emocional, habilidades e competências socioemocionais na prática; Macro competências e Competência hibrida.

BIBLIOGRAFIA:

Andrade, E. R., Nunes, M. F. R., Farah Neto, M., & Abramovay, M. (2004). O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam/Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo, SP: Moderna.

Carlotto, M. S. (2012). Síndrome de Burnout em professores: avaliação, fatores associados e intervenção. Porto, Portugal: LivPsic.  

Matos, M. G. (2004). Psicologia da Saúde, saúde pública e saúde internacional. Análise psicológica, 3(22), 449-462.

Neves, M. Y. R., & Silva, E. S. (2006). A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 6(1), 63-75.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Revista. Brasília: MEC, 2018.

Metodologia

O curso: A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA terá o seguinte desdobramento: 14horas-aula (hora-aula de 55minutos) no sistema síncrono e 16 horas-aula com atividades extraclasse e projeto de extensão no sistema assíncrona.

Dia e horário do Curso: Dia 07 de novembro de 2020 (sábado das 7h30min às 12h, com intervalo para o almoço e o retorno às 14h até às 18h)

                                      Dia 08 de novembro de 2020 (domingo das 7h30min até às 12h)

 

Material necessário para a participação no CURSO:

Possuir computador com acesso à internet; Possuir celular (smartphone) com acesso à internet; Câmera (webcam) e fone com microfone; Lápis/caneta e papel.

Para o(a) educador(a) que queira somente buscar o conhecimento o CURSO será 100% GRATUITO!

Para o(a) educador(a) que fizer a solicitação do CERTIFICADO do curso em: A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA até o dia 30 de novembro de 2020, haverá um custo de R$ 100,00 (cem reias reais).

Para o(a) educador(a) que fizer a solicitação do CERTIFICADO após 30 de novembro de 2020, o valor será de R$ 120,00 (cento e vinte reais), e o último prazo para solicitação será até o dia 15 de dezembro de 2020.

Para os acadêmicos dos Cursos de Licenciaturas e Bacharelado em Psicologia terão um desconto no certificado de 40% dos valores relacionados.

Observação: No momento de realizar a sua inscrição o sistema irá lhe solicitar a forma de pagamento, escolha quaisquer uma das formas que o sistema te apresentar, todavia no CAMPO Informações Gerais descreva a seguinte frase: CURSO 100% GRATUITO sem certificado!

MATRIZ CURRICULAR

A SAÚDE MENTAL DO EDUCADOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA 30horas-aula
Carga Horária Total: 30 Horas