Curso de qualificação para Equipe Administrativa de Unidade Escolar

O curso tem objetivo de levar informações na forma de qualificação a agentes administrativos de unidades escolares.

Conteúdo

• Gestão democrática e participativa: Definir a gestão democrática nas escolas. Identificar as principais características e finalidades da gestão democrática na escola. Reconhecer a contribuição da participação na gestão democrática nas escolas
  • Discutindo a gestão de ensino básico: Reconhecer a escola como organização social e sua relação com a sociedade. Discutir a gestão escolar como um processo coletivo coordenado pelo administrador escolar . Analisar a atuação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola.
  • As funções e composição dos Conselhos Escolares: Explicar cada uma das funções dos Conselhos Escolares. Identificar como se dá a composição dos Conselhos Escolares. Descrever a composição democrática dos Conselhos Escolares e as suas funções.
  • Os documentos oficiais da instituição escolar: Identificar a documentação produzida no desenvolvimento das atividades escolares. Classificar os documentos escolares oficiais e suas diferentes categorias. Descrever os procedimentos para a oficialização documental na escola.
  • Registro e identidade escolar de cada aluno: Identificar o cadastro escolar do aluno e suas características. Organizar as informações legais de um histórico escolar. Elaborar um registro escolar: histórico e ficha de matrícula.
  • Principais documentos escolares que devem ser registrados e arquivados: Classificar os documentos escolares em relação a seu destino na secretaria escolar. Descrever a rotina de classificação documental. Identificar as operações para arquivamento dos documentos escolares.
  • Gestão de conflitos na escola: Descrever a cultura escolar. Identificar e gerir os conflitos no cotidiano escolar. Formular ações de enfrentamento aos conflitos na escola.
  • Violência na escola e a segurança dos alunos e professores: Descrever os principais casos de agressividade no ambiente escolar. Reconhecer o bullying como um tipo de agressão identificada na escola. Explicar a importância de ações de combate à agressividade entre alunos e professores na escola.
  • Principais itens de segurança na escola: Identificar quais são os principais itens de segurança na escola. Reconhecer a importância da segurança nos horários de entrada e saída da escola. Relacionar a importância das ações da escola e da família na segurança dos alunos.
  • Saúde na escola: Descrever a importância de se trabalhar a saúde na escola. Identificar a escola como uma instituição promotora de saúde e qualidade de vida. Reconhecer o Programa Saúde na Escola como uma política pública interseccional.

Aulas 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo: servidores de Escolas das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Curso de qualificação para Equipe Administrativa de Unidade Escolar 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas
Investimento R$ 160,00