CURSO DE QUALIFICA플O EM: CUIDADOS NA PREPARA플O DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE ESCOLAR

O curso tem objetivo de levar informa寤es na forma de qualifica豫o ao pessoal que produz a alimento diria nas escolas que sero servidos aos discentes e docentes. Neste curso aprenda a avaliar a alimenta豫o para a comunidade escolar e como criar e implementar um cardpio mais saudvel para todos.

Contedo do curso

1) Introdu豫o aos alimentos seguros

Descrever os conceitos de alimentos seguros; Reconhecer a origem da segurana dos alimentos; identificar os fatores que afetam a segurana dos alimentos.

2) Boas prticas de fabrica豫o de alimentos

Reconhecer o conceito de segurana alimentar e sua importncia para a produ豫o de alimentos; compreender o que so Boas Prticas de Manipula豫o e Fabrica豫o de Alimentos e suas respectivas legisla寤es; analisar a implanta豫o do Manual de Boas Prticas para a manipula豫o e fabrica豫o de alimentos

3) Capacita豫o profissional e treinamento dos manipuladores de alimentos

Diferenciar capacita豫o de treinamento abordando as habilidades e as competncias para manipuladores de alimentos na preven豫o de DVAs; identificar os contedos obrigatrios para capacita豫o de manipuladores de alimentos em unidades de alimenta豫o e nutri豫o; descrever mtodos e dinmicas utilizadas em capacita豫o em higiene para manipuladores de alimentos.

4) A higiene na manipula豫o de alimentos

Identificar os riscos envolvidos na manipula豫o de alimentos; definir as boas prticas na manipula豫o de alimentos; descrever os exames de sade exigidos na contrata豫o e manuten豫o de pessoas em unidades de alimenta豫o e nutri豫o.

5) Recomenda豫o de nutrientes: adolescente

Reconhecer as caractersticas fsicas dos adolescentes; identificar as necessidades nutricionais tpicas dessa faixaetria; discutir a ocorrncia de excesso de peso entre adolescentes e suas repercusses na idade adulta.

6) Fundos, molhos e sopas

Descrever fundos, molhos e sopas; identificar os modos de preparo dos fundos, molhos e sopas; discutir a utiliza豫o dos fundos e molhos no preparo de alimentos.

7) Contamina豫o, deteriora豫o e preserva豫o de alimentos

Descrever os microrganismos envolvidos no processo de contamina豫o e deteriora豫o de alimentos; reconhecer os fatores envolvidos na deteriora豫o dos alimentos; identificar as medidas de preserva豫o dos alimentos.

8) Doenas veiculadas por alimentos e seu impacto na sade pblica

Descrever as doenas veiculadas por alimentos; reconhecer os fatores intrnsecos e extrnsecos s doenas veiculadas por alimentos; relacionar as doenas veiculadas pelos alimentos com a higiene alimentar e seu impacto na sade pblica.

Aula 100% on-line, com vdeoaulas e material para leitura para a fixa豫o do contedo programtico, todo o curso ser via plataforma EaD-AJES

Carga Horria Total: 80 horas/aulas