CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: FUNDAMENTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA

Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.

1. Educação, Pedagogia e Didática: aprender a ensinar
  2. Didática e tendências pedagógicas
  3. A Didática nas relações de ensino e aprendizagem
  4. Modalidades didáticas
  5. Relação professor e aluno: um vínculo possível para o ensino-aprendizagem
  6. Conhecimentos didáticos e processos de aprendizagem: a Heutagogia
  7. Didática e Andragogia
  8. A Didática em espaços educativos formais e não formais

LIBÂNEO, J.C., ALVES, N. Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

VEIGA, I.P.A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. e JUNQUEIRA, S, R. A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.

SANTOS, A. (0RG.); SUANNO, J. H. (ORG.); SUANNO, MARILZA, V. R. (Org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

ROGERS, Jenny. Aprendizagem de adultos: fundamentos para educação corporativa. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia, ciência da educação? Cortez: São Paulo, 1998.

CUNHA, M. I. A relação professor-aluno. In: VEIGA, I.P. (coord.). Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1994, 145-158.

VEIGA, Ilma P. A. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, Ilma P. A. Repensando a Didática. Campinas, SP: Papirus, 1991.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1990.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

VEIGA, I. A. P. (Org.). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

FUNDAMENTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas