CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: ATUAÇÃO DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Quem é o tutor na EaD. Diferentes tipos e modelos de tutoria. Funções e atribuições do tutor. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios na/da prática em ambientes virtuais.

1. EaD no Brasil: contexto histórico e atualidades
  2. A EaD na formação do profissional
  3. A tutoria na EaD
  4. O presencial e o virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar
  5. Aprendizagem na EaD
  6. Material didático na EaD
  7. Práticas da tutoria para o ensino-aprendizagem na EaD
  8. Ambiente Virtual e Ensino-Aprendizagem: desafios da tutoria

MATTAR, J. Tutoria e interação em Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (Série Educação a Tecnologia).

BEHAR, P.A. (org) Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Tutoria no EaD: um manual para tutores. The Commonwealth of Learning. 2003.

BELLONI, M.L. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009 (Coleção educação contemporânea).

MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011.

LITTO, F.M. (coord.) Competências para Educação a Distância: matrizes e referenciais teóricos. ABED. 2012. Disponível em http://www.abed.org.br/documentos/Competencias_Final_Ago2012.pdf

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Atuação da Tutoria na Educação a Distância 60 horas/aulas
Carga Horária Total: 60 horas/aulas