CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM: CURRÍCULO ESTRUTURADO

Implementação de programas pedagógicos – função social da escola. A escola, locus de produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O projeto pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares.

1. Os fundamentos do currículo: desenvolvimento, cultura, escolarização e educação
2. Conceito de currículo e considerações gerais
3. Os conteúdos do ensino: o que são?
4. A função dos conteúdos do ensino no currículo
5. A diversidade e o currículo: da exclusão à inclusão
6. A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento
7. A interação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem
8. Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem

AGUERRONDO, Inês. Eu acredito no sucesso da educação. São Paulo: Abril. Nova Escola, n.170, março de 2004.

Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Carga Horária Total: 60 horas/aulas