Curso de extensão em Educação da Matemática para o Ensino Fundamental
Sobre este curso
Ao final do curso em Educação da Matemática para o Ensino Fundamental , você deve apresentar os seguintes aprendizados:
- Reconhecer os aspectos históricos do ensino da Matemática.
- Identificar os aspectos epistemológicos do ensino da Matemática.
- Analisar os aspectos epistemológicos e históricos na constituição do ensino da Matemática.
- Explicar os objetivos do ensino de matemática no segundo ciclo do Ensino Fundamental.
- Rever conteúdos matemáticos do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
- Definir metodologias compatíveis com a formação necessária para os educandos do segundo ciclo do Ensino Fundamental.
- Relacionar comunicação, expressão e Matemática.
- Reconhecer as formas espontâneas das crianças de resolver problemas matemáticos.
- Interpretar as diferentes formas de expressão matemática.
- Diferenciar educação matemática de ensino da Matemática.
- Identificar as principais tendências do ensino da Matemática.
- Reconhecer a educação matemática em seu contexto interdisciplinar.
- Identificar como as crianças desenvolvem ideias matemáticas a partir da visão construtivista.
- Definir as relações que podemos estabelecer entre o conceito de compreensão e o ensino de Matemática.
- Contrastar os dois tipos de conhecimentos matemáticos chamados de conhecimento conceitual e conhecimento procedural.
- Reconhecer a importância do uso das tecnologias digitais no ensino de matemática.
- Identificar tecnologias digitais disponíveis para o ensino de matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Resolver problemas do cotidiano com auxílio de tecnologias digitais.
- Reconhecer a tecnologia como uma ferramenta essencial para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
- Ampliar o olhar sobre as possibilidades de uso da calculadora no contexto escolar.
- Identificar as contribuições do computador como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de Matemática.
- Conceituar e ler um número fracionário.
- Utilizar as técnicas para efetuar operações com frações.
- Resolver problemas envolvendo as operações com frações.
Conteúdo do curso
1) Aspectos históricos e epistemológicos da matemática
2) Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: segundo ciclo
3) Didática da Matemática
4) Tendências atuais de ensino e educação matemática
5) Desenvolvendo a compreensão em Matemática
6) Tecnologias digitais no ensino da matemática
7) Tecnologias e Matemática escolar
8) Número fracionário e operações com fração
Metodologia
Aula 100% on-line via plataforma EaD-AJES. Público-alvo Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação, universitários da área de educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.
MATRIZ CURRICULAR
Educação da Matemática para o Ensino Fundamental |
|
Carga Horária Total: 60 horas