O curso de Pós-graduação EAD em Educação de Jovens e Adultos da FACULDADE AJES proporciona ao profissional o conhecimento e a compreensão da Educação para o público jovem e adulto, de acordo com as tendências atuais da educação, a fim de desenvolvê-lo como mediador da aprendizagem.
Professores e demais profissionais interessados em atuar junto a Instituições Educacionais, Graduados em Curso Superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
Base Legal do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos – EJA é de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 6 de abril de 20218, publicado no DOU nº 67, em 09/04/2018, seção 1, p.43.
Investimentos:
01 parcela de R$ 1.490,00 - com desconto de 20% = R$ 1.192,00
06 parcelas de R$ 265,00 - com desconto de 20% = R$ 212,00
12 parcelas de R$ 145,00 - com desconto de 20% = R$ 116,00
19 parcelas de R$ 99,00 - com desconto de 20% = R$ 79,20
Benefício de 20% de desconto em quaisquer um dos planos
* Optando em realizar o Trabalho de conclusão de curso - TCC, será cobrado uma taxa no valor de R$ 300,00, (Trezentos Reais).
Informações Gerais sobre os conteúdos programáticos que serão desenvolvidos no decorrer da Especialização.
Políticas Públicas da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Tendências do pensamento político-pedagógico sobre a educação de jovens e adultos - Reconhecer o percurso histórico da EJA no Brasil; analisar a visão das políticas de escolarização básica para a EJA; identificar a EJA de forma sistêmica como espaço para além da escolarização
Tendências do pensamento político-pedagógico sobre EJA: contexto sócio-histórico - Aprender a história da Educação de Jovens e Adultos em seus aspectos gerais e particulares; reconhecer as funções da EJA; reconhecer a importância da EJA na busca da inclusão social.
Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos - Reconhecer o processo de ensino aprendizagem do educando adulto; definir andragogia, através do reconhecimento de seus princípios; identificar ações baseadas nos princípios andragógicos para serem aplicadas em sala de aula
Orientações curriculares para EJA - Identificar as diferentes dimensões que compõem o currículo da EJA, considerando o educando jovem/adulto em sua totalidade; analisar a importância da elaboração de um currículo para EJA fundamentado na realidade social em que o educando jovem/adulto está inserido; reconhecer os modelos de mundo e a vivência trazidos pelo educando jovem/adulto na organização do conteúdo a ser trabalhado.
Orientações curriculares para andragogia - Problematizar o conceito de currículo e educação de jovens e adultos; articular o currículo andragógico (EJA e educação profissional) com a cultura; identificar os temas fundamentais para EJA.
O Conteúdo Relevante para o Aluno da EJA: A Desigualdade Social e suas Influências no Contexto Educacional - Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Reconhecer os modelos de mundo e a vivência trazidos pelo educando adulto na organização do conteúdo a ser trabalhado; apontar a proposta educacional que atenda as necessidades e os interesses dos educandos adultos, considerando a realidade onde vivem e as formas como interagem com o conhecimento; identificar que a proposta a ser desenvolvida com o educando adulto deve estar legitimada por conhecimentos importantes no momento atual de sua vida.
Educação física na formação de jovens e adultos - Identificar o papel da educação física na formação de jovens e adultos; descrever a evolução dos conteúdos e das práticas educativas da educação física na EJA; reconhecer as principais orientações didáticas para o ensino da educação física na EJA.
Metodologia de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos – EJA
Metodologias mais adotadas no Ensino para Jovens e Adultos - Reconhecer as metodologias pedagógicas que preservem, ao educando jovem/adulto, o direito de afirmação de sua identidade, experiência e cultura; apontar propostas metodológicas que possibilitem a aprendizagem significativa. identificar, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para EJA, propostas metodológicas que favoreçam ao educando o exercício da cidadania nas diferentes áreas do conhecimento.
Opções metodológicas no trabalho docente em EJA - Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Identificar a proposta metodológica para EJA a partir de um planejamento com os educandos considerando suas necessidades, desejos e aspirações articulados com a realidade social e cultural de onde se inserem; desenvolver ações metodológicas a partir de uma proposta interdisciplinar e intercultural para a EJA; reconhecer diferentes propostas metodológicas para o trabalho docente em EJA, partindo do estudo da realidade do educando jovem/adulto.
Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia - Perceber a importância de metodologias ativas para a andragogia; identificar os traços metodológicos envolvidos na educação popular de adultos; conhecer algumas abordagens metodológicas da andragogia para a educação profissional de adultos.
Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos - Indicar instrumentos que permitam um melhor desempenho do processo de ensino aprendizagem, no que tange à alfabetização; relacionar o papel do educador na valorização do processo de construção do letramento e da alfabetização, a partir de conceitos previamente adquiridos pelo aluno; analisar o papel da leitura e da escrita na interação e no posicionamento do indivíduo em sociedade.
A tecnologia na EJA: a informática e a educação de jovens e adultos - Identificar a Tecnologia da Informação e da Comunicação como propostas curriculares para a EJA; definir o letramento digital como possibilidade do educando jovem/adulto de participar do mundo globalizado utilizando tecnologias e linguagens comunicacionais; relacionar a modalidade de Educação a Distância/EAD, em diferentes momentos históricos (rádio, correspondência, internet), com a EJA.
Importância e princípios metodológicos da educação de jovens e adultos - Distinguir os diferentes aspectos metodológicos e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem; correlacionar as estratégias de aprendizagem à formação integral do indivíduo; listar aspectos metodológicos que embasam o processo ensino aprendizagem de jovens e adultos.
A prática docente na EJA: a produção do saber escolar e a cidadania - Analisar a prática docente na EJA considerando as exigências previstas nas Diretrizes, respeitando as especificidades e a pluralidade do educando adulto; definir a prática docente na EJA de forma contextualizada com a realidade do educando adulto, de forma a estimular a permanência e continuidade dos seus estudos; discutir a prática docente a partir de uma abordagem dialógica, critica e reflexiva, com vistas a estimular a expressão da subjetividade do educando enquanto cidadão.
Projetos de Ensino: Tema Gerador, Estudo do Meio, Cinema/Teatro/Outras Atividades Culturais - Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Definir propostas alternativas oportunizando ao educando uma aprendizagem baseada em problemas; identificar o tema gerador enquanto proposta adequada à análise, à interpretação e à crítica considerando diferentes contextos culturais; relacionar a interdisciplinaridade com projetos de ensino que utilizam o tema gerador como proposta de trabalho.
A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho - Identificar a contribuição da educação na formação profissional; analisar os novos perfis de formação; relacionar os perfis de formação e o conceito de competências.
Educação de jovens e adultos - Discutir o histórico da educação de jovens e adultos no Brasil; definir a organização e os objetivos da educação de jovens e adultos; indicar dados relativos à educação de jovens e adultos e políticas contemporâneas.
A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho - Identificar a contribuição da educação na formação profissional; analisar os novos perfis de formação; relacionar os perfis de formação e o conceito de competências.
Didática do Ensino para Educação de Jovens e Adultos – EJA
A importância da didática para jovens e adultos - Reconhecer a importância da didática com uma flexibilidade e dinamicidade que propicie a atuação coletiva e a socialização do educando jovem/adulto; compreender a didática em sua importância de acordo com a proposta Freiriana de ação/reflexão/ação. identificar a relevância didática na escolha cuidadosa da organização do planejamento que envolve os objetivos, os conteúdos, os métodos, as técnicas e a avaliação.
A importância da didática na formação do professor - Reconhecer a importância da didática na formação de professores, como elemento promotor da qualificação do processo ensino aprendizagem; discutir a formação continuada, também na área da didática, como uma necessidade docente; identificar os espaços coletivos escolares, como reuniões pedagógicas e formações docentes, como espaços privilegiados para o debate sobre a didática.
Didática: uma prática organizada -Conceituar a didática; relacionar a didática com as estratégias de ensino; estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização.
A Sequência Didática - Identificar a alfabetização e o letramento a partir da sequência didática; reconhecer a importância da sequência didática integrando diferentes componentes curriculares; analisar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização.
A importância da didática na andragogia - Reconhecer o conceito de didática e sua evolução histórica; correlacionar os princípios andragógicos com a didática nas turmas de EJA e de educação profissional; identificar aspectos didáticos importantes para o processo de ensino e aprendizagem com alunos jovens e adultos.
Experiências transformadoras em sala de aula - Identificar estratégias transformadoras; refletir sobre a prática educativa que possibilite experiências relevantes ao aluno; analisar estratégias que possibilitem experiências diferenciadas aos alunos.
Experiência de vida na aprendizagem de jovens e adultos - Identificar aspectos, relacionados à cultura, que interferem na aprendizagem; relacionar aspectos da experiência do indivíduo e seus reflexos no processo de aprendizagem; reconhecer como a experiência de vida influencia na forma como o indivíduo aprende.
Aprendizagem ao longo da vida - Demonstrar a visão de um processo de aprendizagem contínuo; apontar ações e processos que estimulam a aprendizagem no decorrer da vida; listar as bases essenciais dos componentes da aprendizagem que favorecem o desenvolvimento dos sujeitos.
A docência na EJA -Reconhecer o papel do professor de educação física na EJA; identificar as especificidades do trabalho do professor de educação física na EJA; descrever as práticas pedagógicas com foco nas competências da educação física na EJA.
Organização do trabalho pedagógico na EJA - Reconhecer o papel do planejamento docente na EJA; descrever os elementos que compõem um plano de aula na EJA; construir um plano de aula para a educação física na EJA.
Modalidades de Ofertas da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O ensino para jovens e adultos através das modalidades de educação a distância e semipresencial - Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Identificar diferentes propostas na modalidade de ensino semipresencial, como alternativas para a educação de jovens e adultos; reconhecer propostas de ensino na modalidade EAD que favoreçam ao educando jovem/adulto a possibilidade de inserção e permanência na EJA; comparar como é desenvolvido o ensino de jovens/adultos a partir das modalidades semipresenciais e a distância.
O uso das tecnologias e as modalidades semipresencial e a distância na EJA - Reconhecer as TICs como propostas curriculares para a EJA; identificar as particularidades das modalidades EADe híbrida aplicadas à EJA; reconhecer as possibilidades de trabalho das modalidades EAD e híbrida no ensino da educação física para jovens e adultos.
Diversidade e inclusão social na sala de aula - Diferenciar os aspectos da prática educacional causadores de exclusão; identificar práticas pedagógicas para a inclusão; discutir ações pedagógicas para promover espaços para discussão da diversidade.
Dificuldades de aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Teorias da aprendizagem - Conhecer os principais pesquisadores da psicologia da educação; identificar as diferentes correntes teóricas da aprendizagem; relacionar as teorias da aprendizagem com os processos de ensino aprendizagem.
Principais abordagens sobre a Aprendizagem - Reconhecer as principais abordagens pedagógicas; identificar cada uma delas com o processo de ensino e aprendizagem; destacar a abordagem pedagógica que mais se identifica com o século XXI.
Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem - Discutir a objetividade e a subjetividade do processo de avaliação da aprendizagem; identificar e analisar diferentes instrumentos de avaliação da aprendizagem; considerar os diferentes instrumentos para cada um dos momentos avaliativos.
Processos psicológicos da aprendizagem - Identificar quais mecanismos estão envolvidos na aprendizagem; determinar os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem; reconhecer o processo de inteligências múltiplas.
A intervenção pedagógica no processo de aprendizagem - Destacar a importância da motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; identificar o papel da intervenção pedagógica no processo de aprendizagem; descrever um plano de intervenção pedagógica para uma situação hipotética.
O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem - Identificar o que é a linguagem e os seus diversos modos de expressão; explicar como a linguagem se desenvolve; listar as principais influências sobre o desenvolvimento da linguagem.
O ensino para jovens e adultos através das modalidades de educação a distância e semipresencial - Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Identificar diferentes propostas na modalidade de ensino semipresencial, como alternativas para a educação de jovens e adultos; reconhecer propostas de ensino na modalidade EAD que favoreçam ao educando jovem/adulto a possibilidade de inserção e permanência na EJA; comparar como é desenvolvido o ensino de jovens/adultos a partir das modalidades semipresenciais e a distância.
Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos - Identificar, criticamente, as bases determinantes para um novo olhar na educação de jovens e adultos; analisar os novos sujeitos e seu processo de mudanças no público da educação de jovens e adultos; apontar os novos paradigmas educacionais.
Adulto jovem: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial - Reconhecer os diferentes aspectos envolvidos nos desenvolvimentos físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens; listar os elementos fundamentais do desenvolvimento das principais características do adulto jovem; identificar as atribuições da educação física na atenção ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial em adultos jovens.
MATRIZ CURRICULAR | |
Políticas Públicas da Educação de Jovens e Adultos – EJA | 105 horas |
- Tendências do pensamento político-pedagógico sobre a educação de jovens e adultos | |
- Tendências do pensamento político-pedagógico sobre EJA: contexto sócio-histórico | |
- Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos | |
- Orientações curriculares para EJA | |
- Orientações curriculares para andragogia | |
- O Conteúdo Relevante para o Aluno da EJA: A Desigualdade Social e suas Influências no Contexto Educacional | |
- Educação física na formação de jovens e adultos | |
Metodologia de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos – EJA | 165 horas |
- Metodologias mais adotadas no Ensino para Jovens e Adultos | |
- Opções metodológicas no trabalho docente em EJA | |
- Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia | |
- Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos | |
- A tecnologia na EJA: a informática e a educação de jovens e adultos | |
- Importância e princípios metodológicos da educação de jovens e adultos | |
- A prática docente na EJA: a produção do saber escolar e a cidadania | |
- Projetos de Ensino: Tema Gerador, Estudo do Meio, Cinema/Teatro/Outras Atividades Culturais | |
- A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho | |
- Educação de jovens e adultos | |
- A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho | |
Didática do Ensino para Educação de Jovens e Adultos – EJA | 150 horas |
- A importância da didática para jovens e adultos | |
- A importância da didática na formação do professor | |
- Didática: uma prática organizada | |
- A Sequência Didática | |
- A importância da didática na andragogia | |
- Experiências transformadoras em sala de aula | |
- Experiência de vida na aprendizagem de jovens e adultos | |
- Aprendizagem ao longo da vida | |
- A docência na EJA | |
- Organização do trabalho pedagógico na EJA | |
Modalidades de Ofertas da Educação de Jovens e Adultos – EJA | 45 horas |
- O ensino para jovens e adultos através das modalidades de educação a distância e semipresencial | |
- O uso das tecnologias e as modalidades semipresencial e a distância na EJA | |
- Diversidade e inclusão social na sala de aula | |
Dificuldades de aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos – EJA | 135 horas |
- Teorias da aprendizagem | |
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem | |
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem | |
- Processos psicológicos da aprendizagem | |
- A intervenção pedagógica no processo de aprendizagem | |
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem | |
- Modalidades de Ofertas da Educação de Jovens e Adultos | |
- Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos | |
- Adulto jovem: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 600 horas |