PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

19 x R$ 99,00
19 x R$ 79,20
FAZER INSCRIÇÃO
  • Plataforma EAD disponível 24 horas
  • Professores renomados
  • Autorizados pelo MEC
* Especialização em Psicologia na Educação

* Especialização em Psicologia na Educação

Carga Horária: 585 horas
Local: 100% EAD

Objetivos

Formar professores e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, oferecendo subsídios teórico práticos na interface Psicologia e Educação para a compreensão e o enfrentamento de problemas de escolarização.

Publico Alvo

Professores e demais profissionais interessados em atuar junto a Instituições Educacionais, Graduados em Curso Superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Mais Informações

do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 6 de abril de 20218, publicado no DOU nº 67, em 09/04/2018, seção 1, p.43.

Investimentos:

01 parcela de R$ 1.490,00 - com desconto de 20% = R$ 1.192,00

06 parcelas de R$ 265,00 - com desconto de 20% = R$ 212,00

12 parcelas de R$ 145,00 - com desconto de 20% = R$ 116,00

19 parcelas de R$ 99,00 - com desconto de 20% = R$ 79,20

Benefício de 20% de desconto em quaisquer um dos planos

* Optando em realizar o Trabalho de conclusão de curso - TCC, será cobrado uma taxa no valor de R$ 300,00, (Trezentos Reais).

Informações Gerais sobre os conteúdos programáticos que serão desenvolvidos no decorrer da Especialização.

1 - A Psicologia da Educação e seus elementos essenciais

Psicologia Educacional - Identificar as principais visões filosóficas dos autores que constituem os antecedentes históricos da Psicologia Educacional; reconhecer as abordagens que caracterizam as principais estratégias de ensino no campo educacional. avaliar traços e habilidades presentes nos educadores eficientes.

 A psicologia da educação e seus elementos essenciais - Apreender a concepção de psicologia da educação; articular a psicologia da educação com suas diretrizes e bases; explorar os elementos essenciais da psicologia da educação.

A condição da ciência psicológica como fundamento da Educação - Conceituar a Psicologia e as suas diferentes áreas; discutir sobre o Estatuto Científico da Psicologia; identificar as relações entre as áreas da ciência psicológica e sua fundamentação com os estudos e a prática da Educação

Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento - Reconhecer o conceito de Psicologia do desenvolvimento humano; explicar a evolução dos estudos relacionados à Psicologia do desenvolvimento humano, desde o tempo passado até às perspectivas atuais; identificar os principais desafios acerca dos estudos da Psicologia do desenvolvimento humano.

Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento - Definir os principais objetivos da Psicologia do desenvolvimento; diferenciar os métodos de estudo da Psicologia do desenvolvimento e suas finalidades; reconhecer os principais procedimentos metodológicos utilizados na Psicologia do desenvolvimento: observações e entrevistas

2 - Psicologia e as Teorias dos Processos da Aprendizagem 

Teorias da aprendizagem - Conhecer os principais pesquisadores da psicologia da educação; identificar as diferentes correntes teóricas da aprendizagem; relacionar as teorias da aprendizagem com os processos de ensino aprendizagem.

Principais abordagens sobre a Aprendizagem - Reconhecer as principais abordagens pedagógicas; identificar cada uma delas com o processo de ensino e aprendizagem; destacar a abordagem pedagógica que mais se identifica com o século XXI.

Processos psicológicos da aprendizagem - Identificar quais mecanismos estão envolvidos na aprendizagem; determinar os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem; reconhecer o processo de inteligências múltiplas

Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento - Explicar os diversos estilos de aprendizagem e pensamento; definir os conceitos de personalidade e temperamento; listar três tipos de temperamento infantil e avaliar estratégias de ensino para cada um destes temperamentos.

Relação professor-aluno e teorias psicológicas - Reconhecer a relação entre professor e aluno nos diferentes contextos históricos; examinar a relação entre professor e aluno em situações cotidianas do contexto escolar sob o olhar das teorias psicológicas; elaborar ações pedagógicas capazes de ressignificar a relação entre professor e aluno à luz das teorias psicológicas estudadas.

Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem - Identificar as abordagens sociocognitivas de aprendizagem e listar os principais aspectos da teoria sociocognitiva de Bandura; reconhecer os modelos de aprendizagem por observação, monitoramento e autorregulação. avaliar as abordagens sociocognitivas.

Desenvolvimento Cognitivo - Identificar como o desenvolvimento cerebral se articula com a tarefa de educar; listar as ideias principais que compõem a teoria cognitiva de Piaget; reconhecer os principais aspectos da teoria de Vygotsky.

O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem - Identificar o que é a linguagem e os seus diversos modos de expressão; explicar como a linguagem se desenvolve; listar as principais influências sobre o desenvolvimento da linguagem.

3 - Métodos e Processos de Alfabetização e Letramento 

Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita - Diferenciar a alfabetização da aquisição do sistema oral; relacionar a alfabetização aos processos neurológicos; identificar as diferentes linhas de pesquisa que investigam a alfabetização por meio da psicolinguística.

A importância do lúdico na alfabetização e letramento - Reconhecer a importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento; identificar a dimensão lúdica dos jogos e a sua associação com a dimensão educativa; identificar situações lúdicas, no cotidiano da escola, que podem contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento.

Métodos de Alfabetização - Identificar os principais métodos de alfabetização; analisar as especificidades do método sintético de alfabetização. reconhecer as especificidades do método analítico de alfabetização.

A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental - Reconhecer que a criança que sai da Educação Infantil é a mesma que ingressa no Ensino Fundamental; refletir acerca da garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. examinar a importância da continuidade do processo alfabetizador da Educação Infantil no Ensino Fundamental.

Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos - Indicar instrumentos que permitam um melhor desempenho do processo de ensino aprendizagem, no que tange à alfabetização; relacionar o papel do educador na valorização do processo de construção do letramento e da alfabetização, a partir de conceitos previamente adquiridos pelo aluno. analisar o papel da leitura e da escrita na interação e no posicionamento do indivíduo em sociedade

Alfabetização e letramento: a questão dos métodos - Identificar os métodos de alfabetização e os seus pressupostos teórico metodológicos. distinguir alfabetização de letramento; apresentar a evolução do conceito de letramento e a sua aplicação no ensino.

4 - Problematização de Tradicionais explicações sobre o Fracasso Escolar 

A compreensão histórica do fracasso escolar brasileiro - Reconhecer o contexto histórico do fracasso escolar brasileiro; identificar os fatores que constituem o fracasso escolar brasileiro; relacionar fracasso escolar e desigualdade social.

Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente - Diferenciar o sistema de ensino tradicional e o modelo proposto no texto, com base na função do sistema educacional e suas dimensões; definir as questões desconsideradas pelo sistema de ensino e que podem ser causas do fracasso escolar; identificar os papéis dos operadores no sistema proposto no texto e a importância de cada um.

5 - Afetividade no Processo de Ensino

Afetividade e processos de ensino e aprendizagem - Explicar os pressupostos teóricos elaborados por Henri Wallon; descrever os aspectos motor, afetivo e cognitivo, relacionando-os com os estágios de desenvolvimento de Wallon; identificar os estágios de desenvolvimento nos processos de ensino-aprendizagem.

A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação - Reconhecer o papel da afetividade no contato social e escolar desses sujeitos; construir ambientes afetivos que possibilitem o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos com altas habilidades/superdotação; explicar os possíveis efeitos da falta de afetividade na vida desses sujeitos.

6 - Psicologia Educacional e a Pesquisa

Pesquisas em Psicologia Educacional - Reconhecer a importância das pesquisas para a prática do ensino; diferenciar os principais métodos de pesquisa utilizados na Psicologia Educacional; identificar as oportunidades para a prática da pesquisa-avaliação e para a pesquisa-ação, como um potencial professor-pesquisador.

Pesquisas recentes - Reconhecer os principais temas de pesquisa em psicologia cognitiva no Brasil e no mundo; conceituar cognição, emoção e ansiedade a partir da perspectiva cognitiva; relacionar psicologia cognitiva e neurociências na atualidade.

7- Temas em Psicologia da Educação: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade –  Reconhecer a importância de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em psicologia da educação; definir os conceitos: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade; avaliar o caminho e a constituição de aspectos cognitivos, afetivos e sociais na vida do ser humano.

8 - Direitos Humanos, Inclusão e Deficiência 

Educação como processo humano - Descrever a educação como processo de formação humana; diferenciar educação formal, não formal e informal; analisar a formação humana na educação formal, não formal e informal.

Direitos Humanos - Identificar o contexto político internacional em que é feita a Declaração Universal dos Direitos Humanos; discutir o percurso no qual os Direitos Humanos são desenvolvidos relacionando com os momentos sociopolítico e econômico. analisar o contexto brasileiro e compreender os desafios que os Direitos Humanos possuem.

Política pública de inclusão - Descrever a importância das políticas públicas de inclusão social; reconhecer adaptações inclusivas presentes na sociedade brasileira; identificar lacunas no processo de inclusão social.

Diversidade e inclusão - Descrever os vários tipos de deficiência e transtornos encontrados entre os estudantes; relacionar a prática inclusiva com a necessidade de uma educação aberta à diversidade; estabelecer um relacionamento adequado com os alunos com algum tipo de deficiência, de modo a oferecer lhes um atendimento e uma educação de qualidade.

Planejamento Curricular e inclusão - Ao término desta Unidade de Aprendizagem, você será capaz de: Reconhecer a responsabilidade do professor na criação e implementação de um plano educacional inclusivo; identificar a necessidade da participação de pais, especialistas e outros professores, na confecção de um planejamento curricular dentro das diretrizes pedagógicas de uma escola; definir a importância do planejamento curricular e da elaboração de um PEI (Planejamento Educacional Individualizado)

Contexto histórico e social das deficiências - Descrever mudanças culturais e sociais na relação entre a sociedade e as pessoas com deficiência; identificar o desenvolvimento da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil; discutir as terminologias utilizadas para se referir a pessoas com deficiência.

Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade - Diferenciar deficiência e incapacidade; listar as características da deficiência e da incapacidade; analisar a deficiência e a incapacidade de acordo com os paradigmas da educação inclusiva.

Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência - Reconhecer as necessidades educacionais de alunos com algum tipo de deficiência; descrever os vários tipos de deficiência e transtornos encontrados entre os estudantes; estabelecer um relacionamento adequado com os alunos com algum tipo de deficiência, de modo a oferecer lhes um atendimento e uma educação de qualidade.

9 - Didática de Ensino

A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar - Reconhecer a trajetória histórica da didática, observando os seus diferentes pressupostos teóricos, filosóficos e sociais. identificar os principais marcos históricos fundamentais na constituição da didática. analisar as mudanças e os avanços da didática nos dias atuais.

Didática: uma prática organizada - Conceituar a didática; relacionar a didática com as estratégias de ensino; estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização

Didática e aprendizagem - Conceituar pedagogia, educação e didática; identificar os principais momentos históricos que constituíram os modelos didáticos contemporâneos; relacionar os modelos didáticos com a práxis cotidiana e suas aplicações.

A importância da didática na formação do professor - Reconhecer a importância da didática na formação de professores, como elemento promotor da qualificação do processo ensino aprendizagem; discutir a formação continuada, também na área da didática, como uma necessidade docente; identificar os espaços coletivos escolares, como reuniões pedagógicas e formações docentes, como espaços privilegiados para o debate sobre a didática.

O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas - Reconhecer que o cotidiano escolar vai além do espaço físico; identificar os elementos constitutivos da aula e suas relações; explicar a importância da organização do trabalho do professor em sala de aula para a aprendizagem dos alunos.

 

O QUE VOU APRENDER?

MATRIZ CURRICULAR
1 - A Psicologia da Educação e seus elementos essenciais – 75 horas
- Psicologia Educacional
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- A condição da ciência psicológica como fundamento da Educação
- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
- Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento
2 - Psicologia e as Teorias dos Processos da Aprendizagem 120 horas
- Teorias da aprendizagem
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Processos psicológicos da aprendizagem
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Relação professor-aluno e teorias psicológicas
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
3 - Métodos e Processos de Alfabetização e Letramento 90 horas
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
- A importância do lúdico na alfabetização e letramento
- Métodos de Alfabetização
- A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
- Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos
- Alfabetização e letramento: a questão dos métodos
4 - Problematização de Tradicionais explicações sobre o Fracasso Escolar 30 horas
- A compreensão histórica do fracasso escolar brasileiro
- Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente
5 - Afetividade no Processo de Ensino 30 horas
- Afetividade e processos de ensino e aprendizagem
- A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação
6 - Psicologia Educacional e a Pesquisa 30 horas
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- Pesquisas recentes
7- Temas em Psicologia da Educação: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade 15 horas
8 - Direitos Humanos, Inclusão e Deficiência 120 horas
- Educação como processo humano
- Direitos Humanos
- Política pública de inclusão
- Diversidade e inclusão
- Planejamento Curricular e inclusão
- Contexto histórico e social das deficiências
- Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência
9 - Didática de Ensino 75 horas
- A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
- Didática: uma prática organizada
- Didática e aprendizagem
- A importância da didática na formação do professor
- O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas
TOTAL DA CARGA HORÁRIA 585 horas