Formar professores e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, oferecendo subsídios teórico práticos na interface Psicologia e Educação para a compreensão e o enfrentamento de problemas de escolarização.
Professores e demais profissionais interessados em atuar junto a Instituições Educacionais, Graduados em Curso Superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 6 de abril de 20218, publicado no DOU nº 67, em 09/04/2018, seção 1, p.43.
Investimentos:
01 parcela de R$ 1.490,00 - com desconto de 20% = R$ 1.192,00
06 parcelas de R$ 265,00 - com desconto de 20% = R$ 212,00
12 parcelas de R$ 145,00 - com desconto de 20% = R$ 116,00
19 parcelas de R$ 99,00 - com desconto de 20% = R$ 79,20
Benefício de 20% de desconto em quaisquer um dos planos
* Optando em realizar o Trabalho de conclusão de curso - TCC, será cobrado uma taxa no valor de R$ 300,00, (Trezentos Reais).
Informações Gerais sobre os conteúdos programáticos que serão desenvolvidos no decorrer da Especialização.
1 - A Psicologia da Educação e seus elementos essenciais
Psicologia Educacional - Identificar as principais visões filosóficas dos autores que constituem os antecedentes históricos da Psicologia Educacional; reconhecer as abordagens que caracterizam as principais estratégias de ensino no campo educacional. avaliar traços e habilidades presentes nos educadores eficientes.
A psicologia da educação e seus elementos essenciais - Apreender a concepção de psicologia da educação; articular a psicologia da educação com suas diretrizes e bases; explorar os elementos essenciais da psicologia da educação.
A condição da ciência psicológica como fundamento da Educação - Conceituar a Psicologia e as suas diferentes áreas; discutir sobre o Estatuto Científico da Psicologia; identificar as relações entre as áreas da ciência psicológica e sua fundamentação com os estudos e a prática da Educação
Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento - Reconhecer o conceito de Psicologia do desenvolvimento humano; explicar a evolução dos estudos relacionados à Psicologia do desenvolvimento humano, desde o tempo passado até às perspectivas atuais; identificar os principais desafios acerca dos estudos da Psicologia do desenvolvimento humano.
Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento - Definir os principais objetivos da Psicologia do desenvolvimento; diferenciar os métodos de estudo da Psicologia do desenvolvimento e suas finalidades; reconhecer os principais procedimentos metodológicos utilizados na Psicologia do desenvolvimento: observações e entrevistas
2 - Psicologia e as Teorias dos Processos da Aprendizagem
Teorias da aprendizagem - Conhecer os principais pesquisadores da psicologia da educação; identificar as diferentes correntes teóricas da aprendizagem; relacionar as teorias da aprendizagem com os processos de ensino aprendizagem.
Principais abordagens sobre a Aprendizagem - Reconhecer as principais abordagens pedagógicas; identificar cada uma delas com o processo de ensino e aprendizagem; destacar a abordagem pedagógica que mais se identifica com o século XXI.
Processos psicológicos da aprendizagem - Identificar quais mecanismos estão envolvidos na aprendizagem; determinar os processos psicológicos que envolvem os aspectos cognitivos, afetivos e sociais implicados na aprendizagem; reconhecer o processo de inteligências múltiplas
Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento - Explicar os diversos estilos de aprendizagem e pensamento; definir os conceitos de personalidade e temperamento; listar três tipos de temperamento infantil e avaliar estratégias de ensino para cada um destes temperamentos.
Relação professor-aluno e teorias psicológicas - Reconhecer a relação entre professor e aluno nos diferentes contextos históricos; examinar a relação entre professor e aluno em situações cotidianas do contexto escolar sob o olhar das teorias psicológicas; elaborar ações pedagógicas capazes de ressignificar a relação entre professor e aluno à luz das teorias psicológicas estudadas.
Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem - Identificar as abordagens sociocognitivas de aprendizagem e listar os principais aspectos da teoria sociocognitiva de Bandura; reconhecer os modelos de aprendizagem por observação, monitoramento e autorregulação. avaliar as abordagens sociocognitivas.
Desenvolvimento Cognitivo - Identificar como o desenvolvimento cerebral se articula com a tarefa de educar; listar as ideias principais que compõem a teoria cognitiva de Piaget; reconhecer os principais aspectos da teoria de Vygotsky.
O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem - Identificar o que é a linguagem e os seus diversos modos de expressão; explicar como a linguagem se desenvolve; listar as principais influências sobre o desenvolvimento da linguagem.
3 - Métodos e Processos de Alfabetização e Letramento
Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita - Diferenciar a alfabetização da aquisição do sistema oral; relacionar a alfabetização aos processos neurológicos; identificar as diferentes linhas de pesquisa que investigam a alfabetização por meio da psicolinguística.
A importância do lúdico na alfabetização e letramento - Reconhecer a importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento; identificar a dimensão lúdica dos jogos e a sua associação com a dimensão educativa; identificar situações lúdicas, no cotidiano da escola, que podem contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento.
Métodos de Alfabetização - Identificar os principais métodos de alfabetização; analisar as especificidades do método sintético de alfabetização. reconhecer as especificidades do método analítico de alfabetização.
A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental - Reconhecer que a criança que sai da Educação Infantil é a mesma que ingressa no Ensino Fundamental; refletir acerca da garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. examinar a importância da continuidade do processo alfabetizador da Educação Infantil no Ensino Fundamental.
Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos - Indicar instrumentos que permitam um melhor desempenho do processo de ensino aprendizagem, no que tange à alfabetização; relacionar o papel do educador na valorização do processo de construção do letramento e da alfabetização, a partir de conceitos previamente adquiridos pelo aluno. analisar o papel da leitura e da escrita na interação e no posicionamento do indivíduo em sociedade
Alfabetização e letramento: a questão dos métodos - Identificar os métodos de alfabetização e os seus pressupostos teórico metodológicos. distinguir alfabetização de letramento; apresentar a evolução do conceito de letramento e a sua aplicação no ensino.
4 - Problematização de Tradicionais explicações sobre o Fracasso Escolar
A compreensão histórica do fracasso escolar brasileiro - Reconhecer o contexto histórico do fracasso escolar brasileiro; identificar os fatores que constituem o fracasso escolar brasileiro; relacionar fracasso escolar e desigualdade social.
Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente - Diferenciar o sistema de ensino tradicional e o modelo proposto no texto, com base na função do sistema educacional e suas dimensões; definir as questões desconsideradas pelo sistema de ensino e que podem ser causas do fracasso escolar; identificar os papéis dos operadores no sistema proposto no texto e a importância de cada um.
5 - Afetividade no Processo de Ensino
Afetividade e processos de ensino e aprendizagem - Explicar os pressupostos teóricos elaborados por Henri Wallon; descrever os aspectos motor, afetivo e cognitivo, relacionando-os com os estágios de desenvolvimento de Wallon; identificar os estágios de desenvolvimento nos processos de ensino-aprendizagem.
A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação - Reconhecer o papel da afetividade no contato social e escolar desses sujeitos; construir ambientes afetivos que possibilitem o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos com altas habilidades/superdotação; explicar os possíveis efeitos da falta de afetividade na vida desses sujeitos.
6 - Psicologia Educacional e a Pesquisa
Pesquisas em Psicologia Educacional - Reconhecer a importância das pesquisas para a prática do ensino; diferenciar os principais métodos de pesquisa utilizados na Psicologia Educacional; identificar as oportunidades para a prática da pesquisa-avaliação e para a pesquisa-ação, como um potencial professor-pesquisador.
Pesquisas recentes - Reconhecer os principais temas de pesquisa em psicologia cognitiva no Brasil e no mundo; conceituar cognição, emoção e ansiedade a partir da perspectiva cognitiva; relacionar psicologia cognitiva e neurociências na atualidade.
7- Temas em Psicologia da Educação: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade – Reconhecer a importância de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em psicologia da educação; definir os conceitos: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade; avaliar o caminho e a constituição de aspectos cognitivos, afetivos e sociais na vida do ser humano.
8 - Direitos Humanos, Inclusão e Deficiência
Educação como processo humano - Descrever a educação como processo de formação humana; diferenciar educação formal, não formal e informal; analisar a formação humana na educação formal, não formal e informal.
Direitos Humanos - Identificar o contexto político internacional em que é feita a Declaração Universal dos Direitos Humanos; discutir o percurso no qual os Direitos Humanos são desenvolvidos relacionando com os momentos sociopolítico e econômico. analisar o contexto brasileiro e compreender os desafios que os Direitos Humanos possuem.
Política pública de inclusão - Descrever a importância das políticas públicas de inclusão social; reconhecer adaptações inclusivas presentes na sociedade brasileira; identificar lacunas no processo de inclusão social.
Diversidade e inclusão - Descrever os vários tipos de deficiência e transtornos encontrados entre os estudantes; relacionar a prática inclusiva com a necessidade de uma educação aberta à diversidade; estabelecer um relacionamento adequado com os alunos com algum tipo de deficiência, de modo a oferecer lhes um atendimento e uma educação de qualidade.
Planejamento Curricular e inclusão - Ao término desta Unidade de Aprendizagem, você será capaz de: Reconhecer a responsabilidade do professor na criação e implementação de um plano educacional inclusivo; identificar a necessidade da participação de pais, especialistas e outros professores, na confecção de um planejamento curricular dentro das diretrizes pedagógicas de uma escola; definir a importância do planejamento curricular e da elaboração de um PEI (Planejamento Educacional Individualizado)
Contexto histórico e social das deficiências - Descrever mudanças culturais e sociais na relação entre a sociedade e as pessoas com deficiência; identificar o desenvolvimento da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil; discutir as terminologias utilizadas para se referir a pessoas com deficiência.
Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade - Diferenciar deficiência e incapacidade; listar as características da deficiência e da incapacidade; analisar a deficiência e a incapacidade de acordo com os paradigmas da educação inclusiva.
Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência - Reconhecer as necessidades educacionais de alunos com algum tipo de deficiência; descrever os vários tipos de deficiência e transtornos encontrados entre os estudantes; estabelecer um relacionamento adequado com os alunos com algum tipo de deficiência, de modo a oferecer lhes um atendimento e uma educação de qualidade.
9 - Didática de Ensino
A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar - Reconhecer a trajetória histórica da didática, observando os seus diferentes pressupostos teóricos, filosóficos e sociais. identificar os principais marcos históricos fundamentais na constituição da didática. analisar as mudanças e os avanços da didática nos dias atuais.
Didática: uma prática organizada - Conceituar a didática; relacionar a didática com as estratégias de ensino; estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização
Didática e aprendizagem - Conceituar pedagogia, educação e didática; identificar os principais momentos históricos que constituíram os modelos didáticos contemporâneos; relacionar os modelos didáticos com a práxis cotidiana e suas aplicações.
A importância da didática na formação do professor - Reconhecer a importância da didática na formação de professores, como elemento promotor da qualificação do processo ensino aprendizagem; discutir a formação continuada, também na área da didática, como uma necessidade docente; identificar os espaços coletivos escolares, como reuniões pedagógicas e formações docentes, como espaços privilegiados para o debate sobre a didática.
O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas - Reconhecer que o cotidiano escolar vai além do espaço físico; identificar os elementos constitutivos da aula e suas relações; explicar a importância da organização do trabalho do professor em sala de aula para a aprendizagem dos alunos.
MATRIZ CURRICULAR | |
1 - A Psicologia da Educação e seus elementos essenciais – | 75 horas |
- Psicologia Educacional | |
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais | |
- A condição da ciência psicológica como fundamento da Educação | |
- Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento | |
- Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento | |
2 - Psicologia e as Teorias dos Processos da Aprendizagem | 120 horas |
- Teorias da aprendizagem | |
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem | |
- Processos psicológicos da aprendizagem | |
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento | |
- Relação professor-aluno e teorias psicológicas | |
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem | |
- Desenvolvimento Cognitivo | |
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem | |
3 - Métodos e Processos de Alfabetização e Letramento | 90 horas |
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita | |
- A importância do lúdico na alfabetização e letramento | |
- Métodos de Alfabetização | |
- A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | |
- Métodos e processo de alfabetização de jovens e adultos | |
- Alfabetização e letramento: a questão dos métodos | |
4 - Problematização de Tradicionais explicações sobre o Fracasso Escolar | 30 horas |
- A compreensão histórica do fracasso escolar brasileiro | |
- Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente | |
5 - Afetividade no Processo de Ensino | 30 horas |
- Afetividade e processos de ensino e aprendizagem | |
- A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação | |
6 - Psicologia Educacional e a Pesquisa | 30 horas |
- Pesquisas em Psicologia Educacional | |
- Pesquisas recentes | |
7- Temas em Psicologia da Educação: motivação, percepção, inteligência, vida afetiva, representações sociais e identidade | 15 horas |
8 - Direitos Humanos, Inclusão e Deficiência | 120 horas |
- Educação como processo humano | |
- Direitos Humanos | |
- Política pública de inclusão | |
- Diversidade e inclusão | |
- Planejamento Curricular e inclusão | |
- Contexto histórico e social das deficiências | |
- Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade | |
- Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência | |
9 - Didática de Ensino | 75 horas |
- A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar | |
- Didática: uma prática organizada | |
- Didática e aprendizagem | |
- A importância da didática na formação do professor | |
- O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas | |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA | 585 horas |