PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

19 x R$ 99,00
19 x R$ 79,20
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  • Plataforma EAD disponível 24 horas
  • Professores renomados
  • Autorizados pelo MEC
* Especialização em transtorno do espectro autista (TEA) e outras necessidades especiais com ênfase em avaliação da aprendizagem

* Especialização em transtorno do espectro autista (TEA) e outras necessidades especiais com ênfase em avaliação da aprendizagem

Carga Horária: 525 horas
Local: 100% EAD

Objetivos

Promulgar conhecimentos e discussões num ambiente capaz de corroborar com a necessidade da formação de profissionais no atendimento da pessoa autista e de outras necessidades especiais com ênfase em avaliação da aprendizagem através do pensamento crítico reflexivo, garantindo um acompanhamento no diagnóstico e intervenção visando o desenvolvimento destes indivíduos.

Publico Alvo

Profissionais graduados em pedagogia e licenciados nas mais diversas áreas, psicólogos, psicopedagogos, e demais profissionais da educação e saúde que possuam interesse em se especializar na área.

Mais Informações

Base Legal do Curso de Especialização em transtorno do espectro autista (TEA) e outras necessidades especiais com ênfase em avaliação da aprendizagem é de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 6 de abril de 20218, publicado no DOU nº 67, em 09/04/2018, seção 1, p.43.

Investimentos:

01 parcela de R$ 1.490,00 - com desconto de 20% = R$ 1.192,00

06 parcelas de R$ 265,00 - com desconto de 20% = R$ 212,00

12 parcelas de R$ 145,00 - com desconto de 20% = R$ 116,00

19 parcelas de R$ 99,00 - com desconto de 20% = R$ 79,20

Benefício de 20% de desconto em quaisquer um dos planos

* Optando em realizar o Trabalho de conclusão de curso - TCC, será cobrado uma taxa no valor de R$ 300,00, (Trezentos Reais).

Informações Gerais sobre os conteúdos programáticos que serão desenvolvidos no decorrer da Especialização.

1 - As necessidades e especificidades do espectro autista TEA

Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Identificar as configurações dos TEAs da definição às diferentes manifestações fenotípicas; reconhecer as variações características do Autismo Clássico e do Transtorno de Asperger; descrever as características da Síndrome de Rett e dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento não especificados.

Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física - Avaliar os graus de severidade da pessoa com deficiência intelectual e autismo; reconhecer o processo de melhoria cognitiva, motivação e autoconfiança através do esporte e da atividade física; identificar os benefícios durante o processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento e a socialização pelo esporte e atividade física.

Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista - Reconhecer as características do TEA; identificar os mecanismos de aquisição da linguagem do indivíduo com TEA; diferenciar os tipos de dificuldades de linguagem dos indivíduos com TEA.

Deficiência intelectual: transtorno do espectro autista (TEA) - Descrever as principais características e sintomas do TEA; reconhecer os diferentes graus do TEA; planejar atividades físicas inclusivas para pessoas com TEA.

Tecnologia assistiva e a família - Identificar o papel da família no uso da tecnologia; perceber a importância do Scala: Sistema de Comunicação Alternativa para letramento de pessoas com Autismo; diferenciar o papel da escola e da família no uso da tecnologia assistiva.

2 – O transtorno do aluno com TDAH

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) - elementos e intervenção - Reconhecer quais elementos compõem o TDAH; identificar o processo de intervenção como alternativa para o tratamento do TDAH; elaborar um processo de diagnóstico e intervenção do TDAH.

Deficiência intelectual: déficit de atenção (TDAH) - Identificar as principais características e sintomas do TDAH; descrever os diferentes tipos e graus de TDAH; planejar atividades físicas inclusivas para pessoas com TDAH.

3 – Atendimentos Educacionais Especializados

Altas habilidades/superdotação e a legislação - Interpretar a legislação vigente que contempla a inclusão dos sujeitos com altas habilidades/superdotação no contexto escolar; reconhecer a importância da legislação para os processos de inclusão desses sujeitos; analisar de que forma a legislação pode impactar no dia a dia das instituições escolares que recebem os sujeitos com altas habilidades/superdotação.

Atendimento Educacional Especializado e alunos com altas habilidades/superdotação - Descrever o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a sua importância; identificar os alunos com altas habilidades/superdotação que necessitam do AEE; sugerir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para aluno com altas habilidades/superdotação.

Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão - Definir as causas da surdez, da deficiência auditiva, da cegueira e da baixa visão; reconhecer como os problemas ligados à audição e à visão podem afetar o processo educacional das crianças com essas deficiências; apresentar ações que respondam às necessidades educacionais especiais de alunos com problemas de audição ou de visão.

Intervenção psicopedagógica - Identificar os principais passos para se chegar ao diagnóstico das necessidades de aprendizagem do aluno; elaborar uma proposta de intervenção psicopedagógica; analisar os objetivos da intervenção psicopedagógica.

A intervenção pedagógica no processo de aprendizagem - Destacar a importância da motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; identificar o papel da intervenção pedagógica no processo de aprendizagem; descrever um plano de intervenção pedagógica para uma situação hipotética.

Síndromes Psicomotoras - Definir síndrome psicomotora; identificar síndromes psicomotoras; estabelecer a relação entre psiquismo e motricidade.

Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento motor e envelhecimento em pessoas com deficiência (motora, intelectual, auditiva e visual) - Identificar os fatores individuais; reconhecer os fatores ambientais; explicar os fatores físicos e mecânicos.     

Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual - Reconhecer a aplicação das técnicas, meio ambiente e métodos utilizados para as pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual; aplicar atividades em que os alunos adquiram a compreensão de suas limitações e fazer com que o professor busque melhorar a adaptação para a atividade proposta; realizar atividades de características lúdica, cooperativa, promover autonomia e inclusão.

Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual - Reconhecer as principais características e as necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência intelectual; identificar as dificuldades enfrentadas na busca de uma prática educacional inclusiva junto aos alunos com deficiência intelectual; definir o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado à luz do paradigma inclusivo.

Alunos com altas habilidades/superdotação e a inclusão na escola regular - Reconhecer a escola como constituidora de processos de inclusão e de exclusão; explicar as relações entre escola, currículo, diferenças e desigualdades; identificar a importância de práticas pedagógicas para o ensino de pessoas com altas habilidades/superdotação.

Gestão de conflitos na escola e os sujeitos com altas habilidades/superdotação - Reconhecer a importância do trabalho de gestão de conflitos nos ambientes escolares; identificar situações de conflito que envolvam sujeitos com altas habilidades/superdotação; descrever estratégias de intervenção que reduzam as possibilidades de conflitos relacionados a esses sujeitos.

O convívio dos sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais - Reconhecer a importância do acolhimento de sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais; desenvolver estratégias de conscientização da sociedade para acolher os sujeitos com altas habilidades/superdotação; identificar formas de inclusão dos sujeitos com altas habilidades/superdotação no convívio social

A neurociência e as altas habilidades/superdotação - Identificar a relação entre neurociência e altas habilidades/superdotação; reconhecer na neurociência as características das altas habilidades/superdotação; descrever a relação entre neurociência e educação e as propostas de ensino de alunos com altas habilidades/superdotação.

5 - Avaliação da Aprendizagem

Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem - Reconhecer os aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem; identificar os conceitos iniciais e centrais da avaliação da aprendizagem; explicar, resumidamente, os principais métodos de avaliação utilizados historicamente e atualmente.

Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação - Explicar, resumidamente, os diversos sistemas de avaliação brasileira; reconhecer os conceitos iniciais sobre os sistemas de avaliação brasileira; identificar as principais características dos sistemas de avaliação existentes atualmente.

Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa - Discutir acerca das três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; identificar conceitos como instrumentos ou métodos de coleta de evidências; conhecer, na prática, o que significa cada uma dessas modalidades

Avaliação diagnóstica - Identificar a importância da avaliação diagnóstica para professores e para alunos; apontar as fontes de informação e instrumentos aos quais podem recorrer os professores para a realização da avaliação diagnóstica; debater acerca das dificuldades encontradas pelos professores na prática da avaliação diagnóstica.

Avaliação formativa - Identificar a importância da avaliação formativa para professores e alunos; ponderar acerca dos instrumentos que podem ser utilizados pelos professores para realização da avaliação formativa debater acerca das possibilidades e variações encontradas pelos professores na prática da avaliação formativa e, ainda, suas principais dificuldades.

Avaliação somativa - Conhecer as principais características da avaliação somativa; identificar a importância da avaliação somativa nos processos de ensino e aprendizagem; discutir acerca da preparação necessária dos alunos para a realização da avaliação somativa.

Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem - Discutir a objetividade e a subjetividade do processo de avaliação da aprendizagem; identificar e analisar diferentes instrumentos de avaliação da aprendizagem; considerar os diferentes instrumentos para cada um dos momentos avaliativos.

Avaliar por meio de portfólios - Conhecer as principais características dos portfólios; debater sobre tipos, critérios e a avaliação via portfólio; contrastar os portfólios com um único foco, de leitura, eletrônicos e multifocados

Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula - Conhecer sobre a autoavaliação e avaliação pelos pares; apresentar os itens necessários para a realização de uma boa autoavaliação; debater sobre regulação e autorregulação buscando a aprendizagem.

Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos - Reconhecer o impacto dos resultados das avaliações e dos feedbacks sobre os alunos; debater acerca das diferenças entre resultados de avaliações e feedbacks e as diferentes formas de fornecimento destes; identificar as diferentes nuances, peculiaridades e modalidades de avaliação da aprendizagem, considerando os resultados e os feedbacks que devem ser dados aos alunos.

O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações - Debater acerca das constantes transformações vivenciadas pela escola e seus impactos na avaliação da aprendizagem; identificar as mudanças ocorridas nos processos de avaliação da aprendizagem; sintetizar as características do novo cenário educacional vivenciado, em particular o novo cenário da avaliação

6 - Educação um direito de todos

O Direito à inclusão - Definir o que é deficiência; reconhecer como deve ser incluída a pessoa que tem deficiência. identificar os direitos de quem tem deficiência.

A educação como direito social - Reconhecer a educação como direito social; identificar a comunidade escolar, os territórios e as redes socioassistenciais diante do contexto macro e microestrutural atual; analisar, crítica e propositivamente, a atuação profissional do serviço social para a efetivação da educação como um direito social.

O Direito e a educação para a diversidade - Identificar o que vem a ser diversidade; definir como a educação pode contribuir para o respeito à diversidade; reconhecer como o direito regulamenta a educação para a diversidade

Os direitos humanos e os sujeitos com altas habilidades/superdotação - Analisar a Declaração Universal dos Direitos Humanos; reconhecer a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para a inclusão social do público-alvo da educação especial; descrever aspectos importantes desse documento para os sujeitos com altas habilidades/superdotação.

 

O QUE VOU APRENDER?

MATRIZ CURRICULAR
1 - As necessidades e especificidades do espectro autista TEA 75 horas
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física.
- Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista
- Deficiência intelectual: transtorno do espectro autista (TEA)
- Tecnologia assistiva e a família
2 – O transtorno e a deficiência do portador de TDAH 30 horas
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) - elementos e intervenção
- Deficiência intelectual: déficit de atenção (TDAH)
3 – Atendimentos Educacionais Especializados 195 horas
- Altas habilidades/superdotação e a legislação
- Atendimento Educacional Especializado e alunos com altas habilidades/superdotação
- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Intervenção psicopedagógica
- A intervenção pedagógica no processo de aprendizagem
- Síndromes Psicomotoras
- Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento motor e envelhecimento em pessoas com deficiência (motora, intelectual, auditiva e visual)
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com altas habilidades/superdotação e a inclusão na escola regular
- Gestão de conflitos na escola e os sujeitos com altas habilidades/superdotação
- O convívio dos sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais
- A neurociência e as altas habilidades/superdotação
5 - Avaliação da Aprendizagem 165 horas
- Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
- Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação
- Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Avaliação diagnóstica
- Avaliação formativa
- Avaliação somativa
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- Avaliar por meio de portfólios
- Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula
- Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos
- O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
6 - Educação um direito de todos 60 horas
- O Direito à inclusão
- A educação como direito social
- O Direito e a educação para a diversidade
- Os direitos humanos e os sujeitos com altas habilidades/superdotação
TOTAL DA CARGA HORÁRIA 525 Horas