PROCESSO SELETIVO 2023 INSCREVA-SE

CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO

19 x R$ 99,00
19 x R$ 79,20
FAZER INSCRIÇÃO
  • Plataforma EAD disponível 24 horas
  • Professores renomados
  • Autorizados pelo MEC
* Especialização em Planejamento e Gestão Escolar

* Especialização em Planejamento e Gestão Escolar

Carga Horária: 410 horas
Local: 100% EAD

Objetivos

O curso tem como objetivo instrumentalizar o Gestor Escolar para que ele possa atuar de forma eficaz e democrática nas instituições educacionais, sendo capaz de planejar estrategicamente, solucionar conflitos, elaborar e avaliar projetos, gerir com sapiência todo o processo educativo.

Publico Alvo

Graduados em Licenciaturas, diretores, professores, secretários escolares e agentes administrativos das redes pública e privada de ensino e demais pessoas que tenham interesse pelo tema.

Mais Informações

Base Legal do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Escolar  é  de acordo com com Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 6 de abril de 20218, publicado no DOU nº 67, em 09/04/2018, seção 1, p.43.

Investimentos:

01 parcela de R$ 1.490,00 - com desconto de 20% = R$ 1.192,00

06 parcelas de R$ 265,00 - com desconto de 20% = R$ 212,00

12 parcelas de R$ 145,00 - com desconto de 20% = R$ 116,00

19 parcelas de R$ 99,00 - com desconto de 20% = R$ 79,20

Benefício de 20% de desconto em quaisquer um dos planos

* Optando em realizar o Trabalho de conclusão de curso - TCC, será cobrado uma taxa no valor de R$ 300,00, (Trezentos Reais).

Informações Gerais sobre os conteúdos programáticos que serão desenvolvidos no decorrer da Especialização:

1 - Gestão de organizações educacionais – 80 horas  

Gestão na educação brasileira  - Relacionar gestão pública com gestão privada; definir os fundamentos da gestão privada; identificar as ações da gestão privada.

Políticas públicas na educação - Conceituar política pública na educação; contextualizar as políticas educacionais do século XXI; identificar as políticas públicas para a educação na contemporaneidade.

Organizações políticas na educação brasileira - Identificar a organização pública da educação brasileira; descrever as três esferas administrativas da organização pública; analisar as políticas públicas educacionais no contexto de cada esfera administrativa da organização pública.

Liderança nas escola - Identificar os três tipos de liderança e suas características; reconhecer a influência dos traços de personalidade, motivação e habilidades para o desenvolvimento do líder eficiente; explicar a importância das lideranças transformacional e servidora como processo de construção da visão, credibilidade e confiança do líder.

Discutindo a gestão de ensino básico - Reconhecer a escola como organização social e sua relação com a sociedade; discutir a gestão escolar como um processo coletivo coordenado pelo administrador escolar; analisar a atuação dos dirigentes escolares com foco na mudança da escola.

Perfis e papéis na gestão das organizações públicas e do terceiro setor - Identificar o perfil do gestor necessário em organizações públicas e do terceiro setor; definir o papel do gestor na elaboração e na busca pelo atingimento dos objetivos estratégicos; comparar as características da gestão em organizações públicas e do terceiro setor.

Governança em redes - Definir o papel das redes como estrutura de governança; analisar os principais aspectos das relações de governança; identificar os territórios de atuação dos atores sociais.

Sustentabilidade nas organizações Escolares - Definir o conceito de sustentabilidade em âmbito organizacional; descrever as dimensões da sustentabilidade e suas relações com a gestão educacional; criar ações de sustentabilidade para organizações educacionais.

2 - Gestão dos Processos Educacionais Escolares – 120 horas

A escola como sistema social - Definir o que é um sistema aberto; reconhecer a escola como um sistema social; identificar os pressupostos da escola enquanto sistema social.

Estrutura nas escolas -  Reconhecer as características de cada sistema - formal e informal; comparar os tipos de estruturas escolares e seu grau de burocratização; identificar as consequências positivas e negativas das regras dentro das organizações formais e informais.

Cultura Organizacional das escolas - Comparar os tipos de culturas e seu grau de profissionalização; identificar os diversos tipos de cultura existentes dentro da organização escolar; reconhecer a importância dos valores organizacionais para a identidade e imagem da organização escolar.

Clima Organizacional das escolas - Identificar as quatro abordagens do clima organizacional dentro da escola; caracterizar cada uma das abordagens do clima escolar; reconhecer os comportamentos relativos de cada abordagem do clima organizacional escolar.

Ambientes externos e responsabilização das escolas - Identificar os fatores externos e internos que podem afetar as operações da escola; reconhecer a importância da análise do ambiente externo e interno para a organização escolar; explicar como as estratégias internas minimizam a influência do ambiente externo nas operações da organização escolar.

Tomada de decisão nas escolas - Identificar as cinco etapas do processo de tomada de decisões; explicar cada etapa deste processo; reconhecer tais estratégias, utilizadas para resolver os problemas da prática.

Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores - Identificar os dois modelos utilizados pelos administradores para a tomada de decisões compartilhadas; explicar a importância do envolvimento dos professores nas tomadas de decisões, de forma a melhorar a eficiência do processo; analisar as estratégias, de tomada de decisão compartilhada, utilizadas pelos diretores para resolver os problemas da prática.

Diretor de escola: administrador ou gestor? - Diferenciar administração e gestão escolar na perspectiva do texto indicado nesta Unidade de Aprendizagem; identificar as características do ensino, conforme descrito por Piaget; identificar os principais pontos do plano estratégico de gestão propostos no texto indicado nesta Unidade de Aprendizagem.

Educação: Sistema ou Processo? - Conceituar processo e sistema, e com base no texto do conteúdo, estabelecer a diferença entre ambos; distinguir o avanço apontado ao se pensar a educação como um sistema; definir quais elementos devem embasar a produção de um produto, de acordo com o material para leitura.

Liderar é traduzir diretrizes em conceitos operativos e práticas - Identificar as dimensões essenciais da liderança relacionadas ao direcionamento e desenvolvimento de atividades pelo diretor de escola; analisar por que gerenciar pessoas é considerado um artesanato que envolve o domínio de conhecimentos, habilidades e qualidades pessoais; justificar por que os diretores de escola lideram num plano prático operacional.

Transformando diretores de escola em gerentes do sistema educacional - Explicar "missão" e "visão", destacando elementos que as diferenciam; identificar as questões consideradas como ponto de partida para uma boa liderança educacional; definir o conceito de PDCA e sua aplicabilidade enquanto ferramenta gerencial.

Transformando Professores em Gerentes de Ambiente de Aprendizagem - Analisar a escola enquanto sistema produtivo, e a sala de aula como uma fábrica de conhecimentos; justificar a importância do planejamento do professor para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem; sintetizar o roteiro de procedimentos de avaliação propostos no texto.

3 – Cultura Organizacional na Gestão Educacional – 40 horas

A educação e a cultura organizacional - Identificar os conceitos de educação e suas características; definir o conceito de cultura organizacional; descrever as tendências do cenário contemporâneo no que tange a educação na cultura organizacional.

Planejamento e Gestão para a educação corporativa - Analisar o panorama do surgimento da educação corporativa; identificar as características da gestão da educação corporativa e dos líderes educadores; reconhecer a importância do planejamento na educação corporativa para atingir a excelência nos resultados organizacionais.

Atuação profissional e intervenções empreendedoras - Identificar como a atuação profissional do pedagogo incide sobre a cultura organizacional e vice-versa; descrever o conceito de empreendedorismo e intraempreendedorismo nas organizações; apontar intervenções empreendedoras no interior das organizações.

Construção de projetos pedagógicos para as organizações - Reconhecer a importância dos projetos para as organizações; identificar como são estruturados os projetos pedagógicos nas organizações; diferenciar os projetos pedagógicos voltados para o treinamento e para o desenvolvimento de pessoas

4 - Gestão da Avaliação Externa e Conselhos Escolares – 90 horas

Formação de Conselheiros Escolares - Explicar quais as principais atribuições dos conselheiros escolares; analisar a formação dos conselheiros escolares como uma ação que qualifica o exercício de suas funções; identificar os cursos de formação presenciais e a distância oferecidos pelo MEC aos conselheiros escolares.

Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) - Reconhecer o SAEB como um conjunto de avaliações em larga escala; descrever as atuais diretrizes do SAEB; identificar a metodologia utilizada pelo SAEB.

As atribuições dos Conselhos Escolares - Listar as principais atribuições dos Conselhos Escolares; reconhecer a importância da elaboração do Regimento Interno do Conselho Escolar; identificar a importância dos Conselhos Escolares no acompanhamento e execução dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.

Elaboração de plano de ação a partir de indicadores externos - Reconhecer o Plano de Ação como um instrumento fundamental para garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem; identificar a formação dos professores como uma importante ferramenta do Plano de Ação; definir as características da organização de um Plano de Ação dos resultados apontados pelos indicadores externos.

As funções e composição dos Conselhos Escolares - Explicar cada uma das funções dos Conselhos Escolares; identificar como se dá a composição dos Conselhos Escolares; descrever a composição democrática dos Conselhos Escolares e as suas funções.

Sistema de Avaliação da Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular - Relacionar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); identificar as principais mudanças no SAEB a partir da BNCC; reconhecer a importância do trabalho docente aliado à Base Nacional Comum Curricular para a qualificação da Educação Básica.

Gestão de resultados das Avaliações Externas - Identificar a importância do trabalho de qualificação educacional a partir dos resultados das avaliações externas; analisar o Projeto Pedagógico da escola a partir dos resultados da avaliação externa; desenvolver estratégias para resolução de problemas apresentados na avaliação externa.

Conselhos na gestão da educação: origens e bases históricas - Descrever o contexto histórico até a década de 1980 acerca da constituição dos Conselhos na área da educação; reconhecer as leis que regulamentam a constituição dos Conselhos Escolares; identificar a implementação dos Conselhos Escolares a partir da Constituição Federal de 1988, que garante a organização democrática do ensino público.

Conselho Escolar: estratégias de gestão democrática - Explicar o significado de democratização do ensino público; identificar os Conselhos Escolares como espaços de gestão democrática do ensino público; reconhecer a importância do envolvimento da comunidade escolar no processo de democratização do ensino.

5 - Gestão de Documentos e Registro Escolar – 80 horas

O uso da tecnologia na gestão de documentos e registros escolares - Descrever o fluxo de trabalho na gestão de documentos e registros escolares com apoio da tecnologia; identificar recursos tecnológicos que favorecem a gestão dos documentos escolares; analisar os fatores favoráveis e dificultadores no uso da tecnologia para gestão de documentos.

A gestão documental ética nas escolas - Definir ética na gestão de documentos escolares; refletir sobre o acesso às informações escolares e ao sigilo; avaliar as consequências da falta de ética na gestão documental das escolas para a vida das pessoas.

Arquivos vivo, provisório e passivo dos documentos e demais registros educacionais - Definir os tipos de arquivos, documentos e registros escolares; diferenciar as formas de organização dos diferentes documentos e registros escolares. identificar formas de organização documental a partir dos tipos de documentos.

A construção de uma memória educacional por meio de acervos dos documentos e registros escolares - Reconhecer os documentos escolares como fonte da memória educacional; analisar o valor de documentos escolares em seu uso científico e cultural; identificar procedimentos metodológicos para o tratamento dos documentos escolares como acervo da memória educacional.

Arquivo escolar e a tabela de temporalidade - Reconhecer a tabela de temporalidade de documentos e os princípios que a orientam; definir a temporalidade da documentação escolar de acordo com a tabela proposta pela administração pública; aplicar a tabela de temporalidade aos documentos escolares.

A organização cotidiana e funcional dos documentos escolares - Descrever os procedimentos de arquivamento e envio de documentos; definir os tipos de documentos, suas finalidades e seus destinos; organizar uma secretaria escolar.

O registro escolar do docente - Discutir a importância do registro profissional docente; organizar um prontuário profissional docente; explicar as relações dos registros da vida profissional docente com sua carreira.

Registro e identidade escolar de cada aluno - Identificar o cadastro escolar do aluno e suas características; organizar as informações legais de um histórico escolar; elaborar um registro escolar: histórico e ficha de matrícula.

 

O QUE VOU APRENDER?

MATRIZ CURRICULAR
1 - Gestão de organizações educacionais 80 horas
- Gestão na educação brasileira
- Políticas públicas na educação
- Organizações políticas na educação brasileira
- Liderança nas escolas
- Discutindo a gestão de ensino básico
- Perfis e papéis na gestão das organizações públicas e do terceiro setor
- Governança em redes
- Sustentabilidade nas organizações Escolares
2 - Gestão dos Processos Educacionais Escolares 120 horas
- A escola como sistema social
- Estrutura nas escolas
- Cultura Organizacional das escolas
- Clima Organizacional das escolas
- Ambientes externos e responsabilização das escolas
- Tomada de decisão nas escolas
- Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
- Diretor de escola: administrador ou gestor?
- Educação: Sistema ou Processo?
- Liderar é traduzir diretrizes em conceitos operativos e práticas
- Transformando diretores de escola em gerentes do sistema educacional
- Transformando Professores em Gerentes de Ambiente de Aprendizagem
3 – Cultura Organizacional na Gestão Educacional 40 horas
- A educação e a cultura organizacional
- Planejamento e Gestão para a educação corporativa
- Atuação profissional e intervenções empreendedoras
- Construção de projetos pedagógicos para as organizações
4 - Gestão da Avaliação Externa e Conselhos Escolares 90 horas
- Formação de Conselheiros Escolares
- Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
- As atribuições dos Conselhos Escolares
- Elaboração de plano de ação a partir de indicadores externos
- As funções e composição dos Conselhos Escolares
- Sistema de Avaliação da Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular
- Gestão de resultados das Avaliações Externas
- Conselhos na gestão da educação: origens e bases históricas
- Conselho Escolar: estratégias de gestão democrática
5 - Gestão de Documentos e Registro Escolar 80 horas
- O uso da tecnologia na gestão de documentos e registros escolares
- A gestão documental ética nas escolas
- Arquivos vivo, provisório e passivo dos documentos e demais registros educacionais
- A construção de uma memória educacional por meio de acervos dos documentos e registros escolares
- Arquivo escolar e a tabela de temporalidade
- A organização cotidiana e funcional dos documentos escolares
- O registro escolar do docente
- Registro e identidade escolar de cada aluno
TOTAL DA CARGA HORÁRIA 410