GRADUAÇÃO - CURSO SUPERIOR DE AGROCOMPUTAÇÃO

Agora, é necessário aguardar o MEC publicar a portaria de autorização no Diário Oficial

OBJETIVOS DO CURSO

Em conformidade com as Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia para os cursos superiores de tecnologia, os objetivos do curso foram concebidos e implementados buscando uma coerência com o perfil profissional do egresso a ser formado pela Faculdade AJES, com a estrutura curricular proposta, com o contexto educacional atual, com características locais e regionais e, sobretudo, com práticas inovadoras do campo da computação e das ciências agrárias.

OBJETIVO GERAL

A Faculdade AJES objetiva oferecer um curso capaz de formar um TECNÓLOGO EM AGROCOMPUTAÇÃO, EM EAD, com senso crítico, apto a agir eticamente na área computacional e em ciências agrárias, compreendendo as questões científicas, técnicas, sociais, ambientais, agrárias, computacionais e tecnológicas, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização.

O Curso Tecnólogo em AGROCOMPUTAÇÃO A DISTÂNCIA DA AJES está em consonância com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, por meio da qual se reforça que os cursos de nível tecnológico têm por objetivo:

  1. Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo humano, em suas causas e efeitos organizacionais;
  2. Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações nas ciências agrárias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  1. Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  2. Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A formação do profissional em AGROCOMPUTAÇÃO, em complementação ao objetivo geral, tem os seguintes objetivos específicos:

  1. Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a soluções de software em agronomia;
  2. Criar soluções e alternativas ao impacto ambiental;
  • Conhecer como avaliar o impacto socioambiental de soluções computacionais no ambiente agrário
  1. Analisar projetos na área de agronomia utilizando sistemas de análise modernos baseados em simulações computacionais e análise de dados de satélites;
  2. Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias nas ciências agrárias;

PERFIL DO EGRESSO

O perfil desejado do egresso do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROCOMPUTAÇÃO condiz com as orientações definidas pelo PDI que estabelecem a formação do profissional capacitado, tendo em vista as peculiaridades da contemporaneidade, o mercado de trabalho e as mudanças socioeconômicas e tecnológicas. O Curso Superior de Tecnologia em AGROCOMPUTAÇÃO DA Faculdade AJES, modalidade EaD, se destina a formar profissionais com visão sistêmica, analítica e crítica dos processos organizacionais, para contribuir com a área de tecnologia das ciências agrárias.

O aluno egresso do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROCOMPUTAÇÃO DA Faculdade AJES terá uma visão dinâmica na área de tecnologia e ciências agrárias, capaz de trazer soluções inovadoras, sustentáveis, éticas e legais para o agronegócio, sempre prezando pela sustentabilidade ambiental. O Profissional de AGROCOMPUTAÇÃO estará preparado para empreender e gerir o seu próprio negócio, assim como atuar de forma técnica ou científica. O profissional deverá ser capaz de compreender a sua realidade local, porém, estar preparado para desafios em níveis nacional e internacional.

O TECNÓLOGO EM AGROCOMPUTAÇÃO deve apresentar habilidades para Gestão e desenvolvimento de sistemas voltados as ciências agrárias, estar apto e aberto para a formação continuada e imerso no atual contexto tecnológico, necessário para a moderna execução das práticas computacionais. Deverá ter pleno conhecimento sobre a ética que rege a profissão, aptidão pessoal que lhe permita avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. Deverá, ainda, possuir uma combinação de aptidões pessoais, tais como: habilidade numérica, raciocínio lógico e capacidade de memorização e sobretudo, conhecimento sobre impactos ambientais, pautados sempre pela sustentabilidade ambiental.

O conhecimento regional possibilitará ao profissional em AGROCOMPUTAÇÃO contribuir para o desenvolvimento do ambiente em que vive e atua. No entanto, para atender às necessidades locais/regionais é necessário que a formação propicie o conhecimento macro, a partir do que será possível o redirecionamento necessário.

O que se propõe, portanto, é que o profissional em AGROCOMPUTAÇÃO formado pela Faculdade AJES tenha consciência de sua importância no cenário da tecnologia aliada as ciências agrárias, e que, através do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar, seja capaz de adquirir qualidades que o mercado exige, pautando suas ações em sólidos conhecimentos técnico-científicos, na ética e na responsabilidade social, buscando especializar-se constantemente, a fim de manter-se atualizado e competitivo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

As DCN’s para educação tecnológica de graduação são abrangentes e clara no tocante à relação de habilidades e competências específicas a serem requeridas do formando egresso/profissional, as quais são abaixo transcritas, corroborando, assim, o comprometimento desta IES para que os conhecimentos necessários à materialização das respectivas competências e habilidades específicas sejam efetivamente alcançados. Outrossim, demais competências e habilidades inerentes ao perfil do EGRESSO DE AGROCOMPUTAÇÃO DA Faculdade AJES já aparecem enviesadas nos campos em que são citadas particularidades para o exercício da profissão da computação, informática e ciências agrárias na região norte e centro oeste. São competências a serem apresentadas pelo egresso do Curso Superior de Tecnologia em AGROCOMPUTAÇÃO da Faculdade AJES, de acordo com as DCN’s:

  1. Ser capaz de exercer com ética e profissionalismo as atribuições e prerrogativas, que são prescritas através de legislação específica da profissão, aplicando adequadamente a legislação inerente à computação, informática e ciências agrária;
  2. utilizar as tecnologias correntes para o  mercado de  produção,  uso e  consultoria de  software  aplicado  a agronomia.
  • gerenciar e desenvolver soluções de software em agronomia;
  1. aplicar e relacionar conceitos de engenharia de software, automação e ciências agrárias;
  2. criar soluções relacionadas ao impacto ambiental;
  3. gerenciar o processo de desenvolvimento de sistemas na área de agrocomputação;
  • conhecer como avaliar o impacto socioambiental de soluções computacionais no ambiente agrário;
  • Aplica padrões nacionais e internacionais da indústria e do mercado nos sistemas de agrocomputação
  1. Desenvolve sistemas informatizados para a agricultura de precisão;
  2. analisar projetos na área de agronomia utilizando sistemas de análise modernos baseados em simulações computacionais e análise de dados de satélites;
  3. aplicar agrocomputação para a utilização racional de recursos naturais;
  • gerenciar equipes técnicas na área;
  • compreender vistoria, perícia, avaliação, emissão de laudos e parecer técnico em sua área de formação

A construção das competências descritas exige do aluno a apreensão, dentre outras, das seguintes habilidades:

  1. Habilidade de manter relações interpessoais que estimulem confiança e solidariedade e que enfatizem a importância do espírito de equipe;
  2. Habilidade de expressar-se de maneira clara e objetiva, tanto oralmente quanto por escrito; de redigir os relatórios para seus usuários;
  • Habilidade de utilizar raciocínio lógico e analítico, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
  1. Habilidade de analisar problemas, identificando as variáveis que os constituem e/ou determinam, bem como os tipos de relação que mantêm entre si, como condição para propor e/ou implementar medidas que visem a solucioná-los;
  2. Habilidade de demonstrar flexibilidade e adaptabilidade nas relações interpessoais e na prática profissional;
  3. Habilidade de agir ética e profissionalmente, de modo a demonstrar a compreensão da organização como um todo articulado e sistêmico, constituído de múltiplas relações que se operam tanto em nível interno quanto em nível externo;
  • Habilidade de propor, implementar e avaliar modelos inovadores de gestão e controles, que possibilitem a melhoria e desenvolvimento contínuo do ambiente em que atua.

Em síntese, O CURSO DE AGROCOMPUTAÇÃO ora proposto visa a seguinte formação:

  1. Humana – possibilitando ao egresso, dentro de princípios éticos e morais, agir com o discernimento necessário que requer o trabalho com pessoas, atuando com retidão, liderança, disciplina e respeito;
  2. Generalista – exercer a profissão nas diferentes áreas da computação, informática e nas ciências agrárias;
  3. Crítico-conceitual – permitindo conhecer, analisar e interpretar, na perspectiva das relações internas e externas, seu meio de atuação, bem como nele promover as intervenções que se mostrarem pertinentes;
  4. Técnica – instrumentalizando o profissional com informações, métodos, técnicas e recursos necessários ao desempenho das tarefas específicas às suas funções.

Dessa forma, as disciplinas que constam na matriz curricular do curso, bem como as atividades extracurriculares, têm por meta a construção do perfil do egresso do Curso Superior de TECNOLOGIA AGROCOMPUTAÇÃO DA AJES, com as respectivas competências e habilidades aqui apresentadas, formando não somente um TECNÓLOGO EM AGROCOMPUTAÇÃO, mas sim, um agente capaz de encontrar soluções para questões ambientais e das ciências agrárias as mais diversas, sendo este o profissional desejado atualmente pelo mercado, cada vez mais exigente e competitivo.  

Aliadas às atividades curriculares e extracurriculares, o Projeto Pedagógico do curso de AGROCOMPUTAPÇÃO apresenta também:

  1. Atividades de Capacitação Docente – objetivam manter o corpo docente em constante atualização e aperfeiçoamento, buscando a manutenção e o aprimoramento da qualidade do ensino;
  2. Atividades de Extensão Comunitária/Projeto Integrador – com o intuito de ambientar os futuros profissionais à realidade social à sua volta, têm o propósito de desenvolver a consciência social e, ao mesmo tempo, contribuir, por meio de intervenção crítica, competente e responsável, para a orientação e solução de problemas junto às comunidades representadas na IES pelos respectivos alunos.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho do TECNÓLOGO EM AGROCOMPUTAÇÃO é amplo, sobretudo porque o agronegócio é um dos impulsionadores econômicos da economia brasileira, sobretudo, na região onde a AJES está inserida.

O profissional em AGROCOMPUTAÇÃO FORMADO PELA Faculdade AJES, terá competências e habilidades para atuar:

  1. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
  2. Empresas de tecnologia;
  3. Empresas e organizações do setor agrícula;
  4. Institutos e Centros de Pesquisas;
  5. Fazendas e propriedades agrícolas;
  6. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.